Numa época em que as tendências estão disponíveis em lojas de todos os preços, o teu estilo é a nova meta para te destacares numa multidão que anda na moda. “O estilo tem a ver com o autoconhecimento, só quando aceitamos quem somos, nos sentimos seguras para apostar nas nossas próprias ideias de moda. Aí o estilo cresce e aparece.”


1º - Define-te

O estilo só pode ser construído com base em dois pilares: estilo de vida e biótipo. Quando defines se és clássica, retro, romântica, divertida, chic, moderna ou futurista – ou uma mistura desses estilos –, fazes compras certeiras e recheias o seu armário com roupas lindas e adequadas a ti. 


2º - Livra-te do que não queres

Para que tenhas espaço para as peças novas, livra-te das que já não servem, já não gostas ou já não te ficam tão bem. Faz uma superlimpeza no roupeiro. Tira tudo e reavalia cada peça. Deves manter algumas peças antigas, mas só aquelas que ainda te ficam bem ou que podes misturar com peças novas.


3º - Guarda apenas o que gostas

Não guardes roupas e acessórios que gostas mais ou menos ou não gostas mesmo. Eles ocupam espaço e têm uma desvantagem grave em relação às peças que gostas: não te dão a segurança nem te fazem sentir tão bonita como uma peça de que gostas. E lembra-te estilo também significa conforto.


4º - Compra apenas o necessário

Podes fazer uma lista para saberes exactamente o que vais comprar e assim evitas gastar dinheiro em peças desnecessárias enquanto podias gastar o mesmo e comprar peças que necessitas.


5º - Liberta-te

Estilo tem a ver com liberdade e originalidade. Não te censures se tiveres vontade de vestir algo que as outras pessoas condenam, desde que gostes e que te fique bem. Quando nos prendemos as combinações de roupa que já existem, não libertamos a nossa criatividade.


6º - Saber dizer não

Ter estilo é saber renunciar às tendências que não te ficam bem, aos comprimentos que não se adaptam, às cores que não combinam com o tom de pele. Aproveita ao máximo os teus trunfos: pernas, altura, ombros, cintura. Bom senso é fundamental!


7º - Estilo em constante mudança

O estilo não é eterno, ele reflete os teus gostos e estes vão-se alterando. Mas não precisas de esperar que os teus gostos se alterem para fazeres um upgrade ao teu estilo, às vezes, basta inovar no dia-a-dia.